28 fevereiro 2013

Coursera

    Stanford, IE Business School, Ohio State University e várias outras universidades renomadas já estão oferecendo cursos gratuitos na plataforma Coursera, esta vem ganhando cada vez mais espaço e foi eleita como uma das melhores startups do momento.



    A área de educação à distância (EAD) tem um novo ícone, Coursera.

    Já me cadastrei e me inscrevi em alguns cursos, pelo que pude perceber a maioria deles oferecem certificados o que é bastante interessante e algumas universidades já estão até aceitando os certificados da Coursera dentro dos seus sistemas de crédito. Embora os cursos sejam gratuitos há chances de haver alguma cobrança pela emissão do certificado - o que até o momento não parece ser praticado.


    Cada curso tem os detalhes em sua página, a quantidade de horas semanais, o que será abordado, se haverá avaliações finais, exercícios, como funcionará o estudo a distância - se é por vídeo aulas ou texto - e até mesmo se haverá atividades em grupo via Hangout!

    Achei a ideia bem interessante e me inscrevi no curso de Fundamentos em Programação que será baseado em Python, o que me alegra muito por ser uma chance de conhecer uma nova linguagem e ainda ganhar um certificado. Também me inscrevi no curso de programação de apps para a plataforma Android, Gameficação, Video games e aprendizagem, Metadados e outros cursos. Vale lembrar que a plataforma oferece cursos em diversas áreas como por exemplo medicina, computação, artes, economia, educação, biologia...


    O visual da plataforma é simples e bonito, o que deixa tudo mais organizado e agradável aos olhos.

    Inglês é o idioma predominante na plataforma mas alguns cursos contam com legendas em português como o de Fundamentos em Programação (Python). Me parece que os usuários podem contribuir com a Coursera traduzindo legendas já existentes.

    Mais informações sobre a Coursera: porvir.org/tag/coursera
    Coursera: coursera.org

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário