27 novembro 2010

Ensino Superior

    http://2.bp.blogspot.com/_f9QhufKJbs4/TPF1UeZlqRI/AAAAAAAAAy8/ck9A6RYQpLo/s1600/universidade.png
    No terceiro ano do ensino médio(2009) eu descobri o que era vestibular, descobri que faria uma prova que poderia cair qualquer conteúdo, teria que pagar pra fazer a prova, não teria como eu colar e pra piorar descobri que teria que escolher o rumo da minha vida - teria que escolher um curso superior.

    No primeiro semestre de 2009 começei a pesquisar sobre cursos na área de informática e tecnologia pois são áreas em que eu me interesso bastante e acabei esbarrando com o curso de ciências da computação e sistemas de informação.
    Depois de muita pesquisa fiquei sabendo que o curso de ciências da computação tinha muito, mas muita matemática tanto é que alguns alunos desistiam do curso e iam fazer licenciatura em matemática pois acabavam gostando de trabalhar com esta ferramenta que é a matemática.
    Fiquei pasmo pois até então estava completamente ferrado porque havia percebido que não iria fazer ciências da computação pela matemática "pesada" e que pra minha infelicidade matemática era um dos pesos em sistemas de informação porém... o curso de sistemas de informação me parecia muito mais atraente por sua ampla área de atuação no mercado de trabalho.

    Decidi que iria prestar vestibular na UFG, iria prestar pro curso de sistemas de informação, isso foi no meio do ano de 2009, não passei nem na primeira fase embora tivesse chegado perto, eu havia tido a minha primeira experiência com o vestibular. No final de 2009 - final do ensino médio, prestei novamente para o mesmo curso e na mesma instituição só que dessa vez não era pra descobrir como é que era um vestibular e sim pra tentar conquistar uma vaga, passei para a segunda fase mas não passei dela, falhei outra vez.

    No ano seguinte, 2010. Começei a fazer cursinho em um local não muito agradável, não estou desmerecendo mas na minha opinião a qualidade de ensino deste cursinho não era lá essas coisas mas em compensação era o mais barato e eu também só faria cursinho lá durante o primeiro semestre, outra vez prestei vestibular no meio do ano e não passei da segunda fase. Até então o meu desempenho no vestibular só ia aumentando cada vez mais, sempre estava chegando mais perto da vaga tão almejada.

    No segundo semestre de 2010 começei a fazer cursinho no colégio planeta. Nesta etapa do campeonato já havia percebido certas mudanças, o meu conhecimento na área de biológicas deixou de ser o meu forte, humanas passou a ser o meu ponto fraco e curiosamente eu havia me apaixonado por exatas. Hoje eu gosto de matemática, física eu tenho dificuldades mas acho super interessante e química é até legal mas não me atrai muito. Essa mudança foi espetacular, com ela e as minhas "n" tentativas com o vestibular acabei percebendo um leque de opções de cursos que agora me agradavam pelas matérias e também pela atuação profissional.

    Por isso acabei percebendo vários cursos legais que agora me interessavam como por exemplo o curso de Arquitetura, Engenharia Civil, Marketing, Matemática, Psicologia e é claro que eu acabei tendo uma certeza maior ainda do meu foco - Sistemas de Informação.

    Arquitetura, a única coisa que pode ser complicada pra mim no curso é a parte de desenho pois parei de desenhar há alguns anos mas como eu era habilidoso sei que só estou sem prática, nada complicado de adquirir.
    Engenharia Civil é um curso mais interessante ainda pois ele meio que afirma o curso de arquitetura porém ele é super-mega-blaster-power carregado com física que é onde entra as possíveis dificuldades mas nada que alguns livros de física e um tempinho não possam resolver.
    Marketing é um curso muito interessante, durante a oitava série(hoje em dia chamam de nono ano) tive aulas de marketing, sempre gostei das aulas e pesquisando pude ver que na prática marketing é mais legal ainda embora não seja considerado como um curso da área de exatas mas as matérias abordadas no curso são interessantes então o aprendizado é certo.
    Matemática, ser professor de matemática, sinceramente esse é um curso que eu ainda tenho certas dúvidas pois ser professor é vencer a timidez mas nem vejo isso como um obstáculo, o problema é se eu vou conseguir ensinar alguma coisa para os alunos, não sei se eu sou bom professor, já dei aulas de matemática pra uns amigos e minha prima mas profissionalmente sei que deve ser diferente porém esse é o tipo de dúvida que só se responde na prática então continuo considerando este curso como uma possibilidade.
    Psicologia não é um curso da área de exatas mas sempre foi um tipo de assunto que eu gostava de ler e continuo gostando, sou fascinado por assuntos relacionados a psicologia e também, como vocês sabem, há tecnlogia e informática. Pra variar todo mundo me diz que eu levo jeito pra coisa, acho que devo ser um bom ouvinte mas não creio que ser psicólogo seja só ouvir. Este é um curso ótimo e o único obstáculo que eu vejo nele é a obrigatoriedade de estágio em áreas que você não vai atuar depois de formado(a não ser que queira) e estes estágios... me dão um certo medo rsrs.
    Querido e almejado curso de Sistemas de Informação, profissão programador, pensa só chegar em uma garota e dizer "-Oi, eu sou um garoto de programa", não me venha dizer que esta piada só surti efeito se você for um engenheiro de software pois as meninas geralmente não sabem nem o que é software(resumindo assuntos nerds são quase que assuntos masculinos, até hoje só conheci duas nerds). Mas é claro que a escolha deste curso não foi só por essa piada mas sim por causa das matérias do curso, o mercado de trabalho, a atuação profissional e as minhas habilidades na área de informática.

    Qual curso eu realmente quero?
    Sistemas de informação.
    Qual destes cursos eu faria?
    Todos que eu citei mas não pretendo me expander horizontalmente de forma acadêmica(ter mil e um cursos superiores e só trabalhar com um). Vou continuar fazendo o cursinho e lutando com o vestibular da UFG até passar para o curso de sistemas de informação porém, caso eu não passe neste vestibular cujo o resultado ainda não saiu - processo seletivo 2011/1, vou continuar fazendo cursinho ano que vem e vou prestar para SI(Sistemas de Informação) na UFG e para o curso de Arquitetura na UEG. Psicologia e egenharia civil são cursos que só faria em universidades particulares pois são muito concorridos nas públicas, não que eu não tenha capacidade de passar pra um destes cursos, só não estou disposto a lutar por eles, já o curso de Licenciatura em Matemática como não me atrai muito(pela dúvida de "lecionar ou não lecionar") irei prestar só uma vez, falando nisso a prova é amanhã.

    Pra ser sincero até agora só vi poucos esforços da minha parte pra passar no vestibular mas se não for dessa vez, dou a minha palavra eu vou parar de ficar só estudando no cursinho("pegando aula") e vou comprar alguns livros didáticos pra estudar em casa pois só tenho o meu caderno pra estudar e ainda assim ele não costuma responder muita coisa kkkkkkkkkkk.
    Mas algo é fato, essa luta só termina quando eu passar na UFG.

    02 novembro 2010

    Lerei

      • A Caverna - Saramago
      • Vigiar e Punir - Foucault
      • A Ordem do Discurso
      • Clean Code / Código Limpo
      • O Homem que Calculava - Malba Tahan
      • O Diário da casa 173 - Héber Miguel

      * Já comprei ou ganhei